Monday, October 06, 2014

... e querem me fazer crer que votar é importante

Ligo a TV e olho eles nos olhos, tento entendê-los lá no fundo da alma.
Não dá.
Busco na internet informações, depoimentos, declarações, condutas.

Não safisfaz.
Religo a TV, porque agora tenho a esperança de entender quem eles são e o que vão fazer.
Não consigo.
Pesquisa e procuro entender o que eles vão fazer, o que eles fazem, o que deveriam fazer.
Leis, confusões, interpretações, viéses.
Penso, penso... e só consigo chegar numa pergunta:
da onde tiraram essa ideia de que votar é importante?

Estamos acostumados a atribuir uma enorme importância para a política:
"o que será do futuro do país depende do voto consciente", dizem os que entendem.
Mas então porque eu me informo, me informo, mas se analisar com sensibilidade,
descubro que o meu voto não vale praticamente nada. Não tem convicção nenhuma!

O voto é um copo de cristal no meio de um deserto de rocha, que joga pedras para um lado e para o outro com seu vento voraz. Vento que eu não entendo, pedras que não conversam comigo.
Atribuo uma esperança de que, quem sabe, meu voto posso ajudar alguma coisa...
Mas não consigo ver convicção.
Se o voto é algo assim, às escuras, que vai tateando, cambaleando, que mal faz ideia do que faz, porque ele, de repente, tem de ser tão importante para nós?

Por mais que você seja entendido, que você tenha pesquisado, seja chegado no assunto.
Você tem uma vaga ideia de lei aqui, o outro tem um entendimento de economia acolá, aquele qual sabe um pouco de saúde pública ali. Mas aquele que entende de um, não sabe do outro.
E a lista do que envolve a política é imensa, e foge a praticamente todos nós.


Mas ainda assim insistem na ideia de que temos de "escolher bem" em quem estamos votando.
Da onde você tiraram essa ideia de que sabemos?
Como eu posso acreditar, pensando um pouco, que vou chegar a um "agora sim, é isso mesmo!"?

Nos fizeram crer que votar é nossa capacidade de construir um país.
Pois me parece que nos fizeram engolir uma mentira braba.
Fomos, estamos e continuaremos alienados sobre o funcionamente real e o que representa o nosso voto.



Estão nos dizendo que o voto é o que muda o país, que o governo é uma peça importante em nossa vida, que definimos o futuro da nação com nossa opção nas urnas!
Mas quem é que sabe o que está fazendo, quando aperta o botão?
Uma vaga sombra sobre o que poderia ser uma esquálida intenção de decidir algo no meio da quase absoluta ignorância.
Resta a uma sensação de que fizemos algo importante.
No entanto, só achamos que o voto é importante, porque o pai do nosso pai do nosso pai do nosso pai disse que era.

E estamos reproduzinho essa mentira, eleição atrás eleição, construindo um país que funciona sabe-se lá como, por sabe-se lá quem, e que é importante sabe-se lá porquê.

No comments: