Wednesday, August 20, 2014

Sórdida Esperança

O que sobrará de nós, se não for a esperança?
Acordamos cheios de vida, dizendo bom dia aos anjos da alvorada
Cantando que a vida feliz inicia sua jornada
Mas rezando para que os momentos a seguir
Sejam melhores que os de agora

Pois o que será de nós, se vazios estivermos de esperança?
Tire-nos essa donzela essencial, e a própria vida se sufoca
Os passarinhos que cruzam a tempestade cairão no chão
O verde da relva que grita e implora, já não possuirá mais nenhum som

Tirai-nos da esperança, e tudo que há de maravilhoso vai embora
Espero o futuro não porque almejo a glória
Mas porque não consigo sentir nenhum paz agora

E assim seguimos
Abraçados numa esperança cruel
Sórdida
Querendo me dizer que aqui não está bom,
Querendo me dizer que agora não me basta

Maligna esperança,
Subversiva esperança
Que enfia a faca nos meus profundos sentimentos
Para fazer viver um ideal longe, somente em pensamentos

Póstuma esperança,
Lúgubre
Pois o momento último ao qual você me lança  é o da morte
E o que está por vir é tão certo, que nem vale lançar a sorte

Maquiavélica esperança
Ladra sorrateira
Me murmura, avisa, grita, agride
Dizendo que não é bom tudo que eu tenho
Roubando-me a única vida que eu conheço

Que promete a luz do progresso
Dizendo que depois da curva chega o sucesso
E num círculo eterno eu me encontro
Procurando o canto em um mundo redondo

Que sempre me impulsiona para o que está por vir
Um ideal maluco me faz engolir
Que diz que nunca é boa a nossa realidade
E a verdadeira felicidade
Só depende de nosso esforço e força de vontade

Que canta que a paz está a alguns passos de distância
E depois de muito andar, cansado, cabisbaixo pelos fracassos
Machucado por fora, por ter muito apanhado
Machucado por dentro, por ter sido mal-educado

Triste, solitário, trêmulo,
Ainda que tenha ofendido os maiores dos culpados
Ou enchido de louros os grandes revolucionários
Ainda há de não ter se distanciado da esperança

Que maldita vem,
Maldita esperaça
Que diz que tudo que se fez, faz, fará
É o início do que há
O fim não existe, não pode parar

E no começo do próximo dia,
Quando a alvarada vier cheia de esplendor
Resplandencendo a vida cheia e completa que há no Universo,
Você há de olhar para fora e clamar, chorar
"Dai-nos esperança, Jesus Cristo, Alá e outros senhores,
Que venha o futuro
Amém."
Porque a beleza infinita da vida é muito grande
Para o tamanho da plenitude que seu coração suporta.

No comments: