Sunday, March 29, 2009

Comunicação


Vamos lá, senhoras e senhores, a um assunto que acredito ser de extremo interesse para todos nós. A tal da comunicação interpessoal.
Todos dias nos deparamos com centenas de milhares de situações em que devemos falar, fazer gestos, escrever, etc´s e tais com as pessoas ao nosso redor. Isso define boa parte da nossa capacidade de transformar, interagir e sermos no mundo.
Pois bem, qual é a estratégia mais adequada para interagirmos com as outras pessoas?
Você prefere adotar a política de "vou limpar minha alma" ou "vou ser polido"?
Vamos à explicação de cada uma delas:
1 "limpar minha alma" - limpar a alma se refere a adquirir um compromisso com a sua verdade mais espontânea e repassar isso aos outros. Não fantasiar de artimanhas para diplomatizar a fala. Ser cru, e com isso expor as mágoas dos feridos ou a couraça dos desprovidos de sentimentos.
2 "vou ser polido" - a polidez se refere a contornar as situações de maneira diplomática. Usar dos entalhes para rebuscar as sua intenções e vestir na fala uma roupagem não íntima, elaborar uma tática para incluir ameninades e gentilezas nas suas intenções.

Vantagens x Desvantagens:

Dentro da primeira forma eu vejo a vantagem de nunca correr o risco de enganar o outro ou a si mesmo. Ser sincero com a espontaneidade te leva a enfatizar o âmago do indivíduo e te expõe o suficiente para que ou gere uma forte relação de simpatia ou um repúdio igualmente forte. Por conseguinte, há aqui um risco maior. É mais fácil criar animosidades e conflitos.

Já na segunda forma, vejo como vantagem de que as amenidades são levadas ao convívio e a relação desgasta-se com menos facilidade. A diplomacia, no entanto, pode ser um limiar estreito demais para poder diferenciar a verdade da mentira, e o risco está em criar situações que não se encaixem com a coerência e inteligência do seu indivíduo.

Existem mais maneiras para a expressão e comunicação em geral que não citei aqui. Gostaria que ponderasse sobre as maneiras de encarar a comunicação e, diga-me, qual delas você prefere? em qual delas você se enquadra? qual delas você acha mais interessante?
Claro, vão dizer: "existe um equilíbrio entre uma forma e outra" , "temos de ser razoável e aprender a nos comportar de maneira adequada conforme a situação". Mas faça um esforço, escolha uma, mesmo que não esteja exatamente coincidente com o que pensa, mas que assim possamos saber de como estão ou as nossas pretensões para a comunicação na média das situações.

Gostaria muito de ouvir ou ler a sua opinião a respeito. Se não quiser deixar um comentário nesse post, escreva para henrisiro@gmail.com

Obrigado

Thursday, March 05, 2009

do encosto que é uma pulga


Eu tenho um gato leve de saturno

toda a vez que o ouro brilha, seus olhos giram

e dou um pulinho para a soberba

não fico muito tempo,

logo volto porque parece injusto merecer tudo isso

eita, braços abertos que tenho!!

eita, coração que brilha toda a vez que o gato leva um susto!

EITA GATO MEDROSO!!!

tá vendo a pintura ali!

a estrada feita de nanquim e guache não dá pra uma charrete

então tenho de ir a pé...

fica tão fácil confundir com o piso do corredor do escritório

mas agora que estou dentro da pintura

vou dançar a mercê de um trigo acolhedor

e cantar uma ode aos monges saltadores

eis que meu gato se assusta, gira a dentadura, a cabeça,

2, 3 vezes, pro lado de cima e pra direita

silêncio

do meu peito sai uma luz do tamanho de toda a beleza que o enche

é o prazer da não repetição que se repete

e é infinita

Saber do que é real é questão de imaginação

Já que a maioria da gente se restringe a só o que se toca,

eu que isso não agüento porque acho seco demais,

convido tua cabeça pra cuspir chuvas,

e aprender a viver do teu jeito que te gusta